7 de abril de 2012

RESUMO: PROJETO “O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?”

RESUMO


PROJETO “O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?”





Através do presente apresento o Projeto “O que você tem a ver com a corrupção?”, solicitando, dentro das possibilidades, o engajamento cívico nesta difícil luta contra a problemática cultural da corrupção.





Várias ações práticas já foram disseminadas com o objetivo de ampliar e divulgar a presente campanha educativa, especialmente através de mobilizações públçicas, envolvendo o esporte, a cultura, a educação, com destaque para diversas palestras nos mais variados ambientes. É desse caminhar concreto que surge o Projeto “O que você tem a ver com a corrupção?” como veremos com mais vagar a seguir.





O Projeto trabalha a partir de uma percepção de que, além de vivermos em uma sociedade patrimonialista, somos uma sociedade preconceituosa, hierárquica e dividida. Confrontados com a possibilidade de sanção por nosso comportamento, apelamos para a autocomiseração, o lamento, a desculpa e a justificativa até na própria miséria.





O que fazer? É pergunta que fazemos a nós próprios. O Projeto alinha três aspectos da responsabilidade que deve cercar a vida humana: a Individual, a Coletiva e a Ética para o futuro. No primeiro caso, a convocação para uma reflexão a cada indivíduo sobre seus próprios atos. No segundo, para uma preocupação com os atos de terceiros. E, finalmente, um “agir consciente” demonstrando senso de responsabilidade para com as gerações futuras. O êxito da proposta, depois de disseminar-se positivamente pelo Brasil, ultrapassou fronteiras e ganhou reconhecimento internacional. Organismos internacionais (UNODOC) apóiam a iniciativa que se propaga em muitos países. Essa premiação da ONU, através do Escritório das Nações Unidas sobre o Combate às Drogas e ao Crime, traduz o reconhecimento pela excelente conscientização pública do Projeto.





Estes três tipos de responsabilidade, por sua vez, devem ser pautadas por dois pontos fundamentais: a) O fim da impunidade; e b) a educação em busca de seres pensantes. A tarefa é difícil, para não dizer que é impossível, pois a reação constante das elites dominantes, com as suas mais variadas “caras”, neutralizada muitas tentativas de resgate da cidadania, como ora se pretende. Mas é preciso persistir. Tentar é preciso...



Aliás, o interesse entre os jovens participantes das manifestações do Projeto “O que você tem a ver com a corrupção?" é estimulante, e o mesmo se pode dizer da participação nos concursos de redação etc.





Enfim, uma luta diária, sem tréguas ou esmorecimento, para alcançarmos - cumprindo deveres e exigindo direitos - o ideal de uma sociedade democrática, justa e solidária, a partir dos pequenos atos da vida cotidiana ao inconformismo com os graves desvios de conduta, do seu próprio comportamento e do comportamento alheio.





Por fim, com o entusiasmo de um menino e a persistência de um louco, lembro-me do pescador Santiago em “O Velho e o Mar”, de Hemingway, que, ao invés de lamentar o que não tem na luta solitária para vencer a adversidade, procura fazer o melhor possível com o que tem. E isso é o começo, pois como preceitua o Projeto: “A sociedade muda, quando os indivíduos que vivem nela mudam”.



Affonso Ghizzo



Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2010314153054&set=a.1287586085304.33439.1699768031&type=1#!/permalink.php?story_fbid=145774585552406&id=1522368875




Nenhum comentário:

Postar um comentário