1 de abril de 2012

EXCLUSIVO - Carlito e Tebaldi formam chapa conjunta

EXCLUSIVO - Carlito e Tebaldi formam chapa conjunta



POR COLETIVO CHUVA


Carlito para prefeito. Tebaldi para vice. É o acordo entre os dois partidos.

Uma notícia - exclusiva do Chuva Ácida - que vai agitar a política joinvilense: Carlito Merss e Marco Tebaldi vão formar uma chapa única para concorrer à prefeitura. O atual prefeito vai tentar a reeleição e Tebaldi será o seu vice. O compromisso definitivo entre os dois, segundo um assessor do próprio ex-prefeito, já está firmado desde a semana passada: Tebaldi ficaria os próximos quatro anos como vice, mas teria o apoio de Carlito para a sua candidatura em 2016.

O anúncio oficial só não foi feito ainda porque Tebaldi e Carlito estão a enfrentar resistências dentro dos seus partidos. O prazo anunciado por Tebaldi, de que só falaria sobre o tema depois da Páscoa, tem o objetivo de apaziguar os seus partidários. Carlito também está sendo alvo de duras críticas internas, mesmo de assessores mais próximos.

A maior resistência petista vem da ala do vereador Adilson Mariano, que procura uma forma de sair candidato para enfrentar a chapa Carlito/Tebaldi. É possível que venha a ingressar em outra sigla. Dentro do PSDB, a maior resistência vem das bases, uma vez que os correligionários de Tebaldi temem uma pouca presença na futura administração, em termos de cargos.

Mas os opositores internos dos dois partidos têm pouca margem de manobra. A aliança começou a ser costurada em alto nível e longe de Joinville. Tudo indica que o acordo foi sacramentado durante a visita de Fernando Henrique Cardoso a Luiz Inácio Lula da Silva, no Hospital Sírio Libanês. Os dois partidos vão liberar os seus candidatos para alianças locais, o que abriu caminho para essa composição entre Carlito e Tebaldi.

A notícia, que está a movimentar os bastidores da política em Joinville, caiu como uma bomba entre os outros concorrentes à prefeitura. A maioria dos pré-candidatos acha que a candidatura conjunta de Carlito Merss e Marco Tebaldi será imbatível nas urnas. E o fato já está provocando mudanças no quadro eleitoral da cidade em 2012.

A primeira desistência será de Darci de Matos, que sai magoado com Marco Tebaldi, de quem esperava apoio (caso Tebaldi continuasse como deputado em Brasília). É também um duro golpe para quem esperava refazer a Tríplice Aliança com o objetivo de derrotar Carlito Merss.

Desta forma, o PSD terá apenas Kennedy Nunes como candidato. Segundo um assessor do deputado, ele terá mesmo comemorado o fato de Marco Tebaldi ter feito o acordo do Carlito Merss. Kennedy Nunes não terá que enfrentar a disputa interna e é certo que será o candidato do recém-criado PSD à prefeitura.

Não foi possível ouvir Udo Döhler e a sua assessoria recusa comentar o fato antes que a candidatura Carlito/Tebaldi seja oficialmente anunciada. A situação do empresário é a mais complicada, uma vez que vê o seu espaço de manobra reduzido. Se a volta de Tebaldi como candidato a prefeito era vista com algum receio, a composição com Carlito pode ser fatal para as pretensões do empresário, que tem em Luiz Henrique da Silveira o principal aliado. Luiz Henrique, diga-se, também joga muito do seu prestígio nestas eleições.

As negociações entre Carlito e Tebaldi já começaram há meses. Quem esteve atento às movimentações políticas sabe que houve contatos entre os dois. O jornalista Jefferson Saavedra, do jornal A Notícia, por exemplo, publicou uma nota da noticiar as conversas entre os dois políticos, salientando o “tom amistoso”.

Em Joinville, faz cada vez mais sentido o antigo ditado: “em política só não vi boi voar”.

Fonte: http://www.chuvaacida.info/2012/04/exclusivo-carlito-e-tebaldi-formam.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário