3 de julho de 2011

ONG fiscaliza gastos públicos em Joinville

Reportagem publicada no Portal Joinville (http://www.portaljoinville.com.br/v3/?call=noticias.view&id=17966)

29/06/11 ONG fiscaliza gastos públicos em Joinville


Você está em: Home - Notícias - ONG fiscaliza gastos públicos em…







Joinville é a terceira cidade a criar o Observatório Social em Santa Catarina - Foto: DivulgaçãoUm pool de entidades representadas em Joinville acaba de criar na cidade o Observatório Social, uma Organização Não-Governamental dedicada a exercer o poder que a Constituição permite a qualquer cidadão: fiscalizar os gastos públicos e o produto gerado pelos gastos. A principal linha de atuação da ONG local deverá ser o acompanhamento das licitações.



No Brasil, já existem mais de 70 ONGs do gênero. Joinville é a terceira cidade a criar o Observatório Social em Santa Catarina, depois de Itajaí e Florianópolis. CDL, Acij, Acij Jovem, Ajorpeme, OAB, Univille e sindicatos dos auditores fiscais federais e estaduais estão entre as instituições signatárias do protocolo de intenções que criou a ONG em Joinville, assinado nesta segunda-feira, dia 27 de junho.



“Queremos ter uma ONG independente, sem vinculação partidária, imparcial e transparente, para ganhar a credibilidade necessária a seu pleno funcionamento”, enfatizou Javier Padilla, da Receita Federal, responsável pela iniciativa que deu origem ao movimento no País.



A ONG de Joinville criou um grupo de trabalho que começa a atuar na semana que vem e terá a missão de elaborar o estatuto da entidade e as linhas de atuação. O grupo, formado por 14 membros de sete organizações, vai até Maringá conhecer de perto a experiência com o Observatório Social da cidade paranaense, considerado modelo para o resto do País. Em Maringá, a ONG atua há sete anos.







Claudia Mota



Editora do PJ Notícias @jorclaudiamota



Postado em 29/06/11, às 09:50am

Fonte: http://www.portaljoinville.com.br/v3/?call=noticias.view&id=17966

Nenhum comentário:

Postar um comentário