4 de maio de 2012

Sociedade será maioria no Conselho da Cidade

Sociedade será maioria no Conselho da Cidade


  
Está confirmada para o dia 8 de maio a audiência pública para reformulação do Conselho da Cidade. A
nova proposta de regulamentação foi elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj) em 2012, e levou em conta as sugestões do Planejamento Estratégico elaborado em 2010.

A audiência será na Câmara de Vereadores, às 19h30. As pessoas interessadas em participar e apresentar sugestões deverão se inscrever no mesmo dia e local do evento.

A principal mudança na proposta é a de ampliar a participação da sociedade civil, que aumentará sua representação de 50% para 60%. Assim, o número de membros do poder público diminuirá de 50% para 40%.

Os representantes governamentais serão indicados pelo prefeito e os representantes da sociedade civil serão eleitos na assembleia geral da Conferência da Cidade. O mandato será de três anos.

A composição do número total do Conselho da Cidade também muda, sendo reduzida de 70 para 40 membros titulares e seus suplentes. Todos os 40 terão direito a voto. Pela nova proporcionalidade, serão 16 representantes do poder público e 24 da sociedade civil.

O Conselho da Cidade será estruturado em um Conselho Consultivo/Deliberativo composto de 15 membros e em quatro câmara técnicas: Ordenamento Territorial e Integração Regional; Promoção Econômica e Social; Qualificação Ambiente Natural e Construído; e Mobilidade Urbana. Cada câmara é integrada por 10 pessoas.

O presidente do Conselho será um dos conselheiros eleito pelo Plenário.

O próprio Conselho deverá elaborar seu regimento e aprovar em resolução.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário