2 de novembro de 2011

Gostei desse relato, porque mostra um pouco da realidade da minha vida, na época que fiz o ensino fundamental (aquele tempo era primário fie ginásio) eu era uma das melhores alunas em matemática... tinha uma facilidade incrível... isso sem fazer deveres em casa... e sem estudar só assistindo as aulas... nem passei muito pelo tempo da calculadora, porque o mundo "evolui" muito fui direto para computador e hoje até contas simples demora para fazer... penso que a mente se acomodou... e olha que aquelas equações de segundo grau que muitos tinham dificuldades para eu eram um hobby... e o mais importante disso tudo passou da hora de mostrar para as crianças que para viverem em um planeta melhor elas tem que fazer a sua parte... gostei muito desse texto... valeu!

Leiam o relato de uma Professora de Matemática:







Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.


Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se ...convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.


Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.






Por que estou contando isso?


Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:






1. Ensino de matemática em 1950:


Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.


O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.


Qual é o lucro?






2. Ensino de matemática em 1970:


Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.


O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?






3. Ensino de matemática em 1980:


Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.


O custo de produção é R$ 80,00.


Qual é o lucro?






4. Ensino de matemática em 1990:


Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.


O custo de produção é R$ 80,00.


Escolha a resposta certa, que indica o lucro:


( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00






5. Ensino de matemática em 2000:


Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.


O custo de produção é R$ 80,00.


O lucro é de R$ 20,00.


Está certo?


( )SIM ( ) NÃO






6. Ensino de matemática em 2009:


Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.


O custo de produção é R$ 80,00.


Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.


( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00






7. Em 2010 já está assim:


Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.


O custo de produção é R$ 80,00.


Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.


( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00














E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.






- Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:






“Todo mundo está 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que se pensará' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


Giorgia Paula Paese

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