16 de novembro de 2011

Alunos premiados por desenho e frase para a capa do IPTU 2012

Alunos premiados por desenho e frase para a capa do IPTU 2012




Cerca de cinco mil estudantes da rede pública de Joinville participaram do "Concurso Cultural de Desenhos e Frases: Capa do IPTU 2012". Os trabalhos vencedores foram conhecidos na manhã desta quarta-feira (16), no Colegiado. A frase e o desenho vencedores estarão na capa do IPTU do ano que vem. O objetivo dessa iniciativa é trabalhar a educação fiscal e conscientizar sobre a importância desse tributo para o município.



O desenho que vai estampar os carnês do IPTU 2012 é do estudante Vitor Alexandre Valentim, do quarto ano da escola municipal Dom Jaime de Barros Câmara. O vencedor na categoria frase foi Alex Johan Luchtenberg, do sétimo ano da escola municipal Carlos Gomes de Oliveira, com a frase "Acessibilidade é fazer com que todos andem pelo mesmo caminho". Cada aluno ganhou um tablet como prêmio.



Os três primeiros colocados em cada categoria de cada escola receberam certificados e medalhas. Estudantes das escolas municipais Professor Bernardo Tank, Valentim João da Rocha, Dom Jaime de Barros Câmara, Senador Carlos Gomes de Oliveira e Pastor Hans Muller participaram do concurso criando frases (alunos do sexto ao nono ano) ou desenhos (alunos do primeiro ao quinto ano) com o tema: "a importância da acessibilidade nas áreas de lazer em Joinville".



O tema foi escolhido porque o município é um dos seis no Brasil a participar do programa "Cidade Acessível é Direitos Humanos". Essas são escolas piloto da implantação do Programa Municipal de Educação Fiscal.



Uma comissão julgadora - formada por escritores e integrantes da Secretaria de Educação - selecionou os três primeiros colocados em cada escola e em cada categoria. Os trabalhos foram, então, julgados pelo público na internet.



A ideia do concurso surgiu da Secretaria da Fazenda e foi coordenada e acompanhada pelo Núcleo de Educação Fiscal (NEF) criado no início do ano passado para implantar o programa municipal de educação fiscal com a finalidade de difundir princípios como ética, igualdade, justiça social, cidadania, solidariedade e transparência. Professores das escolas participantes realizaram curso nacional de disseminação da educação fiscal oferecido pela ESAF (Escola de Administração Fazendária).



"Desde que assumimos estamos colocando a casa em ordem. A gente quer que todos paguem para que quem ganha menos, pague menos. Nós estamos fazendo diferente. No Brasil, a carga de impostos não é elevada, é injusta. Mas pagamos muito mais com IPVA do que com IPTU que é o mais devolvido à comunidade com obras. O tema do concurso também é muito importante. Estamos cumprindo também uma lei de 1984 e cobrando calçadas. Não é certo um comerciante gastar 200 mil para reformar a loja e não colocar a calçada”, disse o prefeito.





Os melhores de cada escola

Escola Municipal Bernardo Tank

Desenho

1 - Gabriela Rosa Pias

2 - Maria Eduarda Aparecido Ignácio

3 - Camila Schneider



Escola Municipal Valentim João da Rocha

Desenho

1 - Maria Eduarda Nogueira Rosa

2 - Caroline Leu Weber

3 - Maiara Lopes Toniote

Frase

1 - Cassiane Janaína de Souza

2 - Fernando Cláudio Grawe

3 - Estefani Batista Girardi



Escola Municipal Pastor Hans Mueller

Desenho

1 - Gabriela Heloísa Traebert

2 - Lucas Gonçalves Brach

3 - Luciana Maria da Rocha reis

Frase

1 - Nicole Muller

2 - Heloísa Beatriz Kopp

3 - Giulia Angelini de Oliveira



Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara

Desenho

1 - Vitor Alexandre

2 - Maria Izabel do Nascimento

3 - Thalia Martins Silveira



Frase

1 - Daniel Trevizan

2 - Leandro Bruske de Santana]

3 - Tatiane Mafra



Escola Municipal Senador Carlos Gomes de Oliveira

Desenho

1 - Lucas Rodriguez da Silva

2 - Júlia Monteiro

3 - Amon José Marinho dos reis



Frase

1 - Alex Johan Luchttenberg

2 - Felipe Alberton de Oliveira

3 - Crystian Felipe dos Santos



Os vencedores na votação pela internet

Frase

Alex Johann Luchtenberg - da escola Senador Carlos Gomes de Oliveira

104 mil votos

Frase: "Acessibilidade é fazer com que todos andem pelo mesmo caminho"



Desenho

Vitor Alexandre Valentim - da escola Dom Jaime de Barros Câmara

59.356 votos


http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/545-Alunos+premiados+por+desenho+e+frase+para+a+capa+do+IPTU+2012.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário