1 de junho de 2012

Revista sobre orçamento público vai ser distribuída em alemão a alunos de Blumenau (SC)

EDUCAÇÃO: Revista sobre orçamento público vai ser distribuída em alemão a alunos de Blumenau (SC) 30/05/2012


Versão para Impressão Áudio --- Kbytes

Tempo do áudio - 2min25seg

LOC/REPÓRTER: Saber como funciona o orçamento federal e qual a finalidade dos recursos públicos não é só privilégio de economistas. Em Blumenau, Santa Catarina, a educação fiscal vem desde cedo das salas de aula. Há quatro anos, uma revista em quadrinhos que traz o bê-a-bá orçamentário e valores como a importância do pagamento de impostos é distribuída aos alunos da rede pública. Atualmente, três mil estudantes usam a cartilha que tem como protagonista uma menina chamada Sofinha. A novidade é que, a partir desta semana, a cartilha 'Sofinha e Sua Turma' vai ganhar uma versão em alemão. No Centro de Educação Infantil Olga Brehmer, a revista já é usada desde 2009. A professora Ana Paula Inácio afirma que a nova versão vai resgatar e valorizar a cultura da região, que tem forte descendência alemã.



TEC/SONORA: professora – Ana Paula Inácio



"A Sofinha para gente já é historia. Desde 2009, a nossa escola já trabalha com a figura da Sofinha. Com a cartilha em alemão, que vem valorizar a cultura blumenauense, a nossa cultura, a cultura da nossa região, a gente vai estar trabalhando semana que vem após o lançamento."



LOC/REPÓRTER: A revista foi feita pela Secretaria de Orçamento Federal, do ministério do Planejamento. A secretária de Orçamento Fiscal, Célia Corrêa, explica a importância da publicação.



"A importância do projeto é a gente aproximar o cidadão, e pricipalmente do público-alvo, que são as crianças, que são as pessoas, que no futuro, vão cuidar do bem público. Nós, na nossa época, não tivemos essa chance, e talvez, hoje, a gente não dê a importância necessária àquilo com que cada cidadão contribui para que o governo possa oferecer bens e serviços de melhor qualidade a partir dos impostos que são pagos pelos cidadãos."



LOC/REPÓRTER: Além da 'Sofinha e Sua Turma', o ministério do Planejamento também disponibiliza a publicação 'Orçamento Federal ao Alcance de Todos' que traduz, em linguagem acessível, os 16 volumes do Projeto de Lei Orçamentária Anual, encaminhado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional. Para acessar pela internet, no endereço: www.portalsof.planejamento.gov.br.



Reportagem, Anderson Conrado


http://www.agenciadoradio.com.br/noticia.php?codigo_noticia=MPLA120282#



Giorgia Paula Paese
Não deixes que a tristeza do passado e o medo do futuro te estraguem a alegria do presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário