24 de junho de 2012

SERVIDOR PÚBLICO: Prevenção contra Leptospirose e Dengue

Prevenção contra Leptospirose e Dengue


A Leptospirose é transmitida pelo Rato e entre esta doença ainda temos a peste e o tifo murino.



- Sintomas:

Febre alta, calafrios, dor de cabeça, dor nos músculos, panturilha (barriga da perna), vermilhão nos olhos e icterícia (peleamarela/alaranjada)

- Fontes de infecção:

Água contaminada, alimentos e solo contaminado e urina de ratos.

- A doença se transmite:

De um animal para o outro e depois para o sêr humano. Dificilmente a leptospirose passa de uma pessoa para outra.



A dengue é uma doença transmitida pelo mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.



- Sintomas:

A doença é acometida de febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por 5 a 7 dias. O doente apresenta dor de cabeça intensa, dores nas articulações e musculares, seguidas de erupções cutâneas 3 a 4 dias depois.

Existem quatro tipos diferentes de sorotipos do vírus do dengue, denominados dengue 1, 2, 3 e 4. Algumas manifestações da dengue são hemorrágicas, isto é, o paciente apresenta hemorragia severa e choque. Nestes casos, após um período de febre, o estado do paciente piora repentinamente, com sinais de insuficiência circulatória, apresentando pele manchada e fria, lábios azulados e, em casos graves, diminuição da pressão do pulso. Instala-se então uma síndrome de choque da dengue podendo levar o paciente ao óbito. Os casos de dengue hemorrágica ocorrem mais freqüentemente quando o paciente é acometido pela segunda vez da doença, mas com exposição a diferentes sorotipos da doença.



Fonte Defesa Civil de Joinville

Saiba mais

http://defesacivil.joinville.sc.gov.br/
 
SERVIDOR PÚBLICO: Prevenção contra Leptospirose e Dengue: A Leptospirose é transmitida pelo Rato e entre esta doença ainda temos a peste e o tifo murino. - Sintomas:  Febre alta, calafrios, dor d...

Giorgia Paula PaeseNão deixes que a tristeza do passado e o medo do futuro te estraguem a alegria do presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário