19 de setembro de 2012

Ivatuba em Foco: Coluna do Cassio: O que você tem haver com a corru...

Ivatuba em Foco: Coluna do Cassio: O que você tem haver com a corru...: Quando ouvimos assuntos relacionados a corrupção, o que logo nos vêm a cabeça são os grandes escândalos políticos. Realmente é preocupante ...

Coluna do Cassio: O que você tem haver com a corrupção?


Quando ouvimos assuntos relacionados a corrupção, o que logo nos vêm a cabeça são os grandes escândalos políticos. Realmente é preocupante os tantos casos da corrupção política em nosso país, mas deixemos claro que a corrupção está em todo lugar, tanto nos senados quanto em nossa casa. Para que possamos conhecer melhor os tipos de corrupção e as formas como ela acontece, resolvi abordar esse tema – um tanto polêmico – na coluna.







A palavra "corrupção" vêm do latim "corruptus", que significa quebrar em pedaços ou apodrecer algo. Pode ser entendida como a utilização do poder/autoridade de uma pessoa como forma de obter benefícios, tanto para o interesse pessoal quanto para um membro da família, amigo ou conhecido.







Ela é definida em três espécies: ativa, acontece quando a própria pessoa pratica a corrupção para fins particulares (o que envolve dinheiro, viagens, móvel), passiva, quando – por exemplo – uma pessoa aceita a ilegalidade ou quando ela tem conhecimento da situação e não faz nada, e passiva e ativa, quando a pessoa pratica os dois tipos de corrupção, além de prejudicar os outros. É relevante salientar que a corrupção ativa é crime e pode resultar em até três anos de prisão ou pena com multa.



Temos exemplos de tudo isso, por pior que seja, até nas salas de aula. Ou vai dizer que nunca emprestou um lápis do colega, e depois não devolveu? Sejamos realistas, a corrupção – sem sombra de dúvidas – está presente em nosso dia a dia. Um explícito exemplo de corrupção é a famosa "influência no trabalho", tão presente, geralmente, nas prefeituras, escritórios e empresas de todo o país. Onde uma pessoa por ser parente, colega ou mero admirador é colocada, pelo chefe, em cargos mais elevados do que o seu merecido.



A coação moral é considerada como uma consequência para quem não aceita a corrupção passiva, esse processo integra o constrangimento de uma pessoa a outra, a fim de fazer com que ela tolere alguma coisa que não é correta. Ocorre, praticamente, na maioria dos casos de corrupção. Infelizmente não há uma lei específica para culpar o coator.



Uma famosa lei que provocou a ira de milhões de políticos, foi a lei da "Ficha Limpa" que visa principalmente a não mais candidatura dos cadidatos "sujos", ou seja, os candidatos/administradores que realizaram/ajudaram a corrupção em suas administrações.



Essa atrocidade é intensa em países de terceiro mundo, como o Brasil, e atinge diretamente a camada mais pobre da escala social. Em 2010 foi divulgado o Índice de Percepções de Corrupção (IPC) pela organização não-governamental, Transparência Internacional, a pesquisa foi feita em mais de 180 países do mundo. Entre os pesquisados, constatou-se que o ato acontece em menor quantidade, em primeiro lugar na Dinamarca, em segundo na Nova Zelândia e curiosamente na posição sessenta e nove no Brasil. Número de certa forma animador, mas preocupante. Ainda segundo a lista, o país mais corrupto, dos que foram sondados, é a Somália.



Segundo Fernando Filgueiras do Departamento de Ciência Política, da Universidade Federal de Minas Gerais o tema foi deixado de lado nas escolas, universidades e âmbitos empresariais. Certamente é necessário urgentemente um incentivo a população, para que ela procure saber melhor sobre o assunto.





Percebe-se que não basta uma mudança da máquina administrativa propriamente dita, devemos reforçar uma cultura política entre o cidadão, ampliar os sentimentos de honestidade e, de forma alguma, colaborar com tal sujeira. Falando num modo bastante popular, vamos abrir o olho para a realidade que nos cerca, se a corrupção existe é por que de alguma forma deixamos isso acontecer. Um primeiro passo é acessar o site do projeto "Ficha Limpa", lá podemos conferir dicas de como escolher seu candidato nessas eleições, ver os nomes dos candidatos barrados, saber das últimas notícias e as formas de denunciar a compra e venda de votos.



Agradecimento: Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade (ABRACCI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário