18 de março de 2013

Campanha alerta para o valor de impostos em produtos e serviços

Campanha alerta para o valor de impostos em produtos e serviços


Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional

Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional
Banners da Campanha: Quanto Custa o Brasil pra Você?
Iniciam nesta segunda-feira, 18, as atividades da Campanha Nacional da Justiça Fiscal – Quanto Custa o Brasil pra Você? Novidade em 2013 é o aplicativo Na Real, que informa o custo da carga tributária de diversos produtos e serviços.
Criada pelo Sindicato em 2009, a campanha tem sido responsável pela inserção da carreira de Procurador da Fazenda Nacional como formadora de opinião nos debates sobre o sistema tributário do país, o combate à sonegação e a educação fiscal.
Desde 2011, quando passou a adotar o provocativo mote Quanto Custa o Brasil pra Você?, a campanha se transformou em movimento social, com ações em aeroportos e grandes centros urbanos, ganhando força principalmente por meio das redes sociais da internet.
A novidade da campanha este ano é o aplicativo para smartphones e tablets chamado Na Real. Com ele, é possível descobrir o valor dos impostos pagos em diversos produtos e serviços. Desenvolvido pelo Sindicato com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o aplicativo é gratuito e pode ser baixado em aparelhos que utilizam os sistemas Android ou iOS (iPhone, iPad). O programa está disponível para download nas lojas virtuais da Apple (Apple Store) e do Android (Google Play).
“Criamos o Na Real para que as pessoas saibam, de forma didática, o quanto de imposto é cobrado em cada produto”, explica o presidente do SINPROFAZ. O usuário digita o nome do produto e o preço, e o aplicativo calcula o custo da tributação indireta. A informação é apresentada de duas formas: o percentual do tributo e o valor recolhido aos cofres públicos representado em Real.
Durante toda a semana, de 18 a 22 de março, um estande funcionará no Shopping Conjunto Nacional, na região central de Brasília. A população terá a oportunidade de conhecer o aplicativo e receber a cartilha informativa da campanha “Quanto Custa o Brasil pra Você?” e o Manual do Contribuinte. “Num modelo ideal, cada um deveria contribuir na medida de suas possibilidades. Bem diferente do que temos hoje, com um trabalhador que possui renda de dois salários mínimos pagando metade desse valor em impostos. O ideal seria tributar sobre a renda ou o patrimônio”, reforça Titonelli.
No dia 21 de março, ocorrerá também mobilização no Congresso Nacional. Está marcado ato público pelo Dia Nacional da Justiça Fiscal, a partir das 10h, no plenário 13, do Anexo II da Câmara dos Deputados. O evento contará com a participação de lideranças políticas e diretores do Sindicato.
Mais informações sobre a campanha podem ser acessadas no site www.quantocustaobrasil.com.br.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário