3 de julho de 2012

XIV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal

XIV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal



Tribunal de Contas realiza a 14ª edição do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, evento de educação corporativa, que objetiva capacitar aproximadamente 4.000 agentes públicos e cidadãos catarinenses.


A ação educacional foi dividida em 13 etapas regionais (uma a mais que as edições anteriores), para garantir a maior participação dos municípios do Estado de Santa Catarina, concretizando a política de interiorização adotada pelo TCE/SC.

O evento, coordenado pelo Instituto de Contas, decorre da parceria com as Associações de Municípios e com a Federação Catarinense de Municípios, que colaboraram na definição dos temas e na operacionalização das oficinas, e igualmente da parceria com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina, que apresenta vídeos institucionais produzidos especialmente para o XIV Ciclo.

Nesta edição, a partir da percepção da área técnica e do corpo deliberativo, o TCE/SC também inova ao orientar Conselheiros de Direitos e representantes do Terceiro Setor, disseminando a cultura da boa gestão, da responsabilidade fiscal e da participação social no controle dos gastos públicos.

Com tal objetivo, serão ofertadas quatro oficinas técnicas, comandadas pelos instrutores do TCE/SC, com os seguintes eixos temáticos: contabilidade e controle interno; atos de pessoal; licitações, contratos, obras e serviços; Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Organizações não Governamentais (ONGs). Ver programação.

Os instrutores produziram artigos técnicos, organizados no livro-texto, que servem como material didático durante as oficinas, cuja consulta está disponível também em meio digital.

O XIV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal é resultado do esforço conjunto de todas as áreas do TCE/SC e dos órgãos e instituições parceiras. Constitui um espaço educativo, propício para o diálogo e para o compartilhar de conhecimentos, no qual a Corte de Contas Catarinense se aproxima de seus jurisdicionados e da Sociedade exercitando a sua missão institucional de orientá-los no sentido do aprimoramento da gestão dos recursos públicos, o que contribui para a efetiva prestação dos serviços públicos de qualidade.



Fonte: http://www.tce.sc.gov.br/tcecapacita/index.php?action=icon&id=286&ano=2012






Giorgia Paula Paese

Nenhum comentário:

Postar um comentário