4 de julho de 2011

Mais transparêcia com os números públicos de Joinville

Mais transparêcia com os números públicos de Joinville


Prefeitura lança Portal da Transparência e abre dados da administração pública no site oficial

Transparencia/Reprodução/ND




O endereço do Portal da Transparência é http://transparencia.joinville.sc.gov.br/

Não existe mais caixa-preta na Prefeitura de Joinville. Qualquer um sabe agora o que entra e sai dentro da receita municipal". Esta foi a afirmação do secretário

municipal de Planejamento, Adelir Stolf, ao lançar, na manhã de sexta-feira, 1, o Portal da Transparência da Prefeitura de Joinville. Ele destacou que qualquer pessoa pode ter, hoje, acesso aos números da administração municipal em todas as áreas, numa linguagem simples.

Segundo o secretário, estarão disponíveis dados do que é encaminhado também pelos governos federal e estadual. Apesar da iniciativa da administração municipal, ele não esconde que haverá muita cobrança e questionamentos sobre a contabilidade. "É um risco normal que corremos com a demonstração de honestidade. Sempre teremos críticas sobre o gasto disto ou daquilo. Tal atitude faz parte deste processo", afirmou.

O vereador e autor do projeto do portal, Belini Meurer (PT), destacou que a democracia ainda é o melhor sistema a ser adotado em administrções públicas, por

mais que haja um preço a ser pago.'E claro que esta transparência causará um grande impacto. Teremos elogios e críticas, mas o mais importante é que damos hoje um exemplo para o Brasil".

O presidente da OAB de Joinville, Miguel Teixeira, elogiou a atitude da Prefeitura de Joinville. "A OAB sempre defendeu que nenhum poder deve omitir dados que são de interesse público. Hoje, a Prefeitura de Joinville entra para a história."



O prefeito Carlito Merss aproveitou o lançamento do Portal da Transparência para fazer um desabafo.Lembrou que quando assumiu o governo, em 2009, estava sem condições de dar um parecer sobre as contas, não sabendo o que tinha de pagar ou arrecadado. "Foram 16 meses sem nenhum dado concreto. Eu não sabia se a dívida era de R$ 100 milhões, R$ 20 milhões ou outro valor. Agora, o povo saberá quanto realmente arrecadamos e de todas as dificuldades para administrar Joinville", afirmou.

Carlito espera que o Portal da Transparência seja um sistema que sobreviva à outras administrações municipais. "Muitos me chamaram de louco por expor abertamente as contas da Prefeitura. Eu chamo isto de coragem e respeito com o povo de Joinville", afirmou.



O endereço do Portal da Transparência é http://transparencia.joinville.sc.gov.br

O Portal tambÈm pode ser acessado pelo link à esquerda no site oficial da Prefeitura de Joinville (www.joinville.sc.gov.br)

Informações que podem ser encontradas

Gastos com iluminação pública, água e esgoto, arrecadações (IPTU, ISS, ICMS), receitas de royalties do petróleo, recursos para atividades sociais, concessão de bolsas para atletas, pagamento da folha salarial dos servidores por secretarias, gastos com publicidade, detalhamento do andamento de todos os contratos firmados, gastos com obrigações patronais, passagens e despesas com locomoção, gastos em serviços de consultoria, compra de materiais permanentes, pagamento de máo de obra terceirizada, gastos em premiações culturais, pagamento de pensões e aposentadorias, gastos com sentenças judiciais, repasses do Estado e do Governo Federal, gastos com imóveis alugados, convênios firmados, pagamento de juros de dívidas, investimentos detalhados.







Publicado em 02/07-11:48 por:

Fabiana A Vieira. Atualizado em 04/07-17:58


Fonte: http://www.ndonline.com.br/joinville/noticias/mais-transparecia-com-os-numeros-publicos-de-joinville.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário